Desde a derrota no referendo que César das Neves revela cada vez mais a sua verdadeira identidade e o seu inimigo: o século das Luzes e o seu legado. No DN de hoje deparamos com dois verdadeiros mimos:
"O Iluminismo foi o único movimento cultural mundial que tentou fundar uma seita ateia e anti-religiosa. O fiasco é hoje evidente mas a sua sanha e fanatismo, da guilhotina ao gulag, estiveram entre os piores da História. E deixaram sequelas. Muitos leitores, mesmo crentes, continuam a ficar incomodados com um artigo destes neste local. Todos os temas são aceitáveis numa coluna destas, mas religião fica mal."
"O Iluminismo foi o único movimento cultural mundial que tentou fundar uma seita ateia e anti-religiosa. O fiasco é hoje evidente mas a sua sanha e fanatismo, da guilhotina ao gulag, estiveram entre os piores da História. E deixaram sequelas. Muitos leitores, mesmo crentes, continuam a ficar incomodados com um artigo destes neste local. Todos os temas são aceitáveis numa coluna destas, mas religião fica mal."
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Não é a religião que fica mal. Anselmo Borges escreve semanalmente sobre temas religiosos no mesmo DN e dá-me gosto lê-lo, ainda que por vezes não concorde com o conteúdo. Frei Bento Domingos escreve sobre religião no Público e também é leitura interessante e motivadora de debate. O que fica mal é o fanatismo de JCN e o facto de, numa coluna supostamente dedicada à temática económica, praticamente só se falar de religião.
E quanto ao estudo de Jesus Cristo, meu caro João César das Neves, cuidado com a heresia que nem eu vou tão longe: não acho que o Jesus histórico seja um louco (já agora, é interessante o uso da expressão entre aspas, como se a palavra "histórico" e a perigosa carga de ciência que transporta tenha um conteúdo pejorativo). Claro que também não acho que seja filho de Deus, o próprio Deus ou uma qualquer parcela de uma eventual tríplice natureza de Deus. Contudo, isso não significa que não tenha interesse estudar a figura histórica, o seu papel no aparecimento da maior religião monoteísta do presente ou a sua mensagem filosófica, cuja raiz de não violência e de compaixão tantas vezes foi deturpada pelos seus supostos sucessores. Outras vez cientificismos meus, decorrentes de más influências dos malandros que escreveram a Enciclopédia, seguramente.
E quanto ao estudo de Jesus Cristo, meu caro João César das Neves, cuidado com a heresia que nem eu vou tão longe: não acho que o Jesus histórico seja um louco (já agora, é interessante o uso da expressão entre aspas, como se a palavra "histórico" e a perigosa carga de ciência que transporta tenha um conteúdo pejorativo). Claro que também não acho que seja filho de Deus, o próprio Deus ou uma qualquer parcela de uma eventual tríplice natureza de Deus. Contudo, isso não significa que não tenha interesse estudar a figura histórica, o seu papel no aparecimento da maior religião monoteísta do presente ou a sua mensagem filosófica, cuja raiz de não violência e de compaixão tantas vezes foi deturpada pelos seus supostos sucessores. Outras vez cientificismos meus, decorrentes de más influências dos malandros que escreveram a Enciclopédia, seguramente.
Já agora, não será que tentar culpar Diderot ou Voltaire pela guilhotina e pelos gulags é como, sei lá, culpar o tal Jesus "histórico" pela Inquisição ou pelo anti-semitismo de raiz católica?
1 comentário:
JCN tem uma visão eclesiocêntrica da religião e da história.
Já Anselmo Borges e Bento Domingues têm uma visão teocêntrica. Por isso estes dois tornam-se mais interessantes.
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