segunda-feira, maio 21, 2007

Iluminismo? Que é isso? Ainda se te metesses na droga, pronto, que é de homem...!


[...]


Não é a religião que fica mal. Anselmo Borges escreve semanalmente sobre temas religiosos no mesmo DN e dá-me gosto lê-lo, ainda que por vezes não concorde com o conteúdo. Frei Bento Domingos escreve sobre religião no Público e também é leitura interessante e motivadora de debate. O que fica mal é o fanatismo de JCN e o facto de, numa coluna supostamente dedicada à temática económica, praticamente se falar de religião.

E quanto ao estudo de Jesus Cristo, meu caro João César das Neves, cuidado com a heresia que nem eu vou tão longe: não acho que o Jesus histórico seja um louco (já agora, é interessante o uso da expressão entre aspas, como se a palavra "histórico" e a perigosa carga de ciência que transporta tenha um conteúdo pejorativo). Claro que também não acho que seja filho de Deus, o próprio Deus ou uma qualquer parcela de uma eventual tríplice natureza de Deus. Contudo, isso não significa que não tenha interesse estudar a figura histórica, o seu papel no aparecimento da maior religião monoteísta do presente ou a sua mensagem filosófica, cuja raiz de não violência e de compaixão tantas vezes foi deturpada pelos seus supostos sucessores. Outras vez cientificismos meus, decorrentes de más influências dos malandros que escreveram a Enciclopédia, seguramente.

Já agora, não será que tentar culpar Diderot ou Voltaire pela guilhotina e pelos gulags é como, sei lá, culpar o tal Jesus "histórico" pela Inquisição ou pelo anti-semitismo de raiz católica?

1 comentário:

Marco Oliveira disse...

JCN tem uma visão eclesiocêntrica da religião e da história.
Já Anselmo Borges e Bento Domingues têm uma visão teocêntrica. Por isso estes dois tornam-se mais interessantes.