segunda-feira, março 14, 2005

Torquemada, esse querido

Há muito tempo que a coluna de opinião de João César das Neves no DN ameaça tornar-se um caso sério de humor, ainda que involuntariamente. Aqui na Bóina já temos o hábito de lhe dar um tratamento, embora não queiramos tornar o senhor num previsível ódio de estimação.
Contudo, é inevitável referir algumas passagens inspiradoras da doutrina cesarista, como é o caso do texto desta semana:

"A Igreja é hoje desprezada, insultada, perseguida. Isso é normal e comum. Foi sempre assim ao longo dos séculos, de uma forma ou de outra. Os evangelhos avisam-no, os salmos, profetas, epístolas e a História descrevem-no."

"Nos últimos dois milénios o mundo, que tantas vezes condenou a fé, instituição, política, missionação ou doutrina social da Igreja, concordou em geral com a sua moral sexual. Não era seguida e muita gente fazia o contrário, mas todos, mesmo os que a violavam, sabiam que a visão cristã da sexualidade era equilibrada, sábia, louvável."

E JCN faz mesmo referência às constantes e aborrecidas alusões às Cruzadas e à Inquisição feitas pelos que "censuram por intolerância e obsessão aqueles que apenas formulam a posição cristã", como o bondoso padre Lereno Dias, brutalmente enxovalhado apenas por lido trechos de documentos da Santa Sé no sermão de uma missa transmitida pela rádio.

É que, como se sabe, "a Igreja, aqui como sempre, tem as posições mais elaboradas e fundamentadas de todas".

Só esses malvados é que não vêm: "Voltam as alusões às clássicas cruzadas e Inquisição e apregoa-se o perigo de prisões e fogueiras que só existe em imaginações incendiárias. Os cristãos receberam ordens de combater os erros mas amar sempre os inimigos."

Porque afinal de contas, Torquemada era um sujeito adorável. Só não vê quem não quer ver.

2 comentários:

Anónimo disse...

Que ñ haja almoços grátis eu até compreendo, agora custa-me acreditar que o DN se sinta bem por cobrar os habituais €0,70 por este tipo de textos de JCN! Sobram as outras 50 pags do jornal que ainda vão servindo para fazer do DN uma referência no jornalismo nacional.
Mais emocionante que a actual edição da Superliga só mesmo o campeonato que opõe JCN a LD pela incessante busca pelo mair disparate.
Boa ronda este fim-de-semana para JCN, claramente a levar a melhor!
À semana cambada!

Anónimo disse...

"...que o DN se sinta bem..." leia-se direcção.