terça-feira, fevereiro 22, 2005

O guerreiro menino e a aldeia dos irredutíveis

Estamos no ano de 2005 depois de Jesus Cristo. Todo o Portugal continental está ocupado pelos socialistas. Todo? Não! Um distrito habitado por irredutíveis santanistas resiste ainda e sempre ao invasor.
Santana Lopes perdeu estrondosamente as eleições legislativas. Não se trata de novidade para ninguém, com possível excepção do próprio. Para Santana Lopes a máxima é win some lose some. Pronto, perdi. Deixa estar. Para a semana há jogo outra vez e ainda falta muito para acabar o campeonato. Certamente trata-se de uma filosofia que adoptou nos seus tempos de Presidente do Sporting ou de comentador do Jogo Falado.
28 % não é assim tão mau argumenta Santana. O primeiro resultado de Cavaco ficou-se pelos 29%. Em 1983 o PSD só obteve 27%. O próprio Sá Carneiro começou a sua caminhada com resultados na casa dos 25%. Má vontade da comunicação social e dos comentadores, certamente. Afinal, parece ser irrelevante que com Cavaco 29% tenha significado uma vitória eleitoral e a formação de Governo, que os 27% de 1983 ocorrem no rescaldo da AD e mesmo assim mantêm o PSD no poder e que os primeiros resultados do partido ocorrem no clima de um país pintado de vermelho.
Santana vai ficar. Ficará até ser convidado a sair (para usar um metafóra da vida das discotecas da capital) ou até ser eleito para outras funções mais apelativas. O seu objectivo parece agora ser Belém, zona bem situada, próxima da 24 de Julho.
Resta-lhe o consolo de não ter perdido Leiria. Provavelmente, Santana até deve estar contente por se ter visto livre do Cavaquistão, exorcizando mais um fantasma do professor à sua liderança. Leiria pode agora ser um admirável mundo novo, um Santanistão irredutível de braço dado à Madeira. É este o legado de Santana ao seu sucessor.
O PSD parte para o seu terceiro congresso em menos de um ano, o vigésimo sétimo em trinta anos de existência, o palco da tragicomédia que ameaça um dos pilares da alternância democrática. Esperemos que soem as campainhas de alarme entre os militantes do PSD. Cavaco em Belém é a única vitória a curto prazo a que podem aspirar...

Sem comentários: