terça-feira, fevereiro 22, 2005

A impaciência

Manuel Monteiro é um dos derrotados da noite de 20 de Fevereiro. Não só a sua Nova Democracia não se impôs no primeiro lugar da II Liga dos Partidos, perdendo para o eterno vencedor daquele campeonato, o PCTP/MRPP, como o fim do ciclo de Paulo Portas no CDS revela um cálculo político infeliz do seu antecessor. Manuel Monteiro não foi suficientemente paciente para aguardar pelo fim político do "Paulinho das feiras", o que lhe permitiria aspirar a um regresso a médio prazo ao Caldas. Ao partir para a fundação do PND, Manuel Monteiro expurgou o CDS da oposição interna e inviabilizou um eventual retorno.

Os sistemas eleitoral e partidário portugueses são aversos a intrusos. O PRD conseguiu recolher grande parte do descontentamento com o Bloco Central, mas desapareceu por completo dois actos eleitorais depois. Mesmo sendo um história de sucesso, o Bloco de Esquerda assenta numa lógica de concertação de esforços (e votos) de partidos com alguma história e com algum sucesso eleitoral (a UDP elegeu deputados concorrendo sozinha e o PSR falhou a eleição de Louçã em 1991 por uma mera centena de votos).

Com um resultado (muito) fraco num momento de descontentamento à direita, o PND pode ter perdido o direito a uma segunda oportunidade. Ainda assim, cumpre sublinhar a dificuldade em fazer nascer um partido à direita perante o mais avassalador resultado eleitoral da esquerda. O PND entra agora num ciclo difícil, em que dificilmente alcançará a exposição mediática que os recentes actos eleitorais lhe ofereceram. Estará Manuel Monteiro arrependido?

Sem comentários: