sexta-feira, outubro 24, 2008

A religião, o mercado e a natureza


Hoje li uma coisa extraordinária. Mesmo engraçada.
Fez-me lembrar o debate sobre a guerra no Iraque. À medida que nos Estados Unidos a opinião pública se ia afastando do entusiasmo inicial, e comentadores e imprensa iam expondo o enredo de mentiras, exageros e manipulações que esteve na base da invasão, em Portugal José Manuel Fernandes, Pacheco Pereira e outros não conseguiam fazer o mea culpa que se impunha. Aliás, era fuga para a frente, disparando acusações de anti-americanismo a torto e a direito. Também há a variante Durão Barroso, que é dizer que se foi vítima de uma campanha de desinformação dos serviços de intelligence, quando as decisões sobre a guerra e a paz de um político eleito devem precisamente ser informadas - mas não sobre-determinadas - pelos dados apresentados pelos serviços de informação. Senão para quê eleger gente.

Enfim, este devaneio serve para exemplificar a tendência de alguns comentadores - cegados por algum excesso de zelo ideológico (neste caso, de fidelidade transatlântica) - em manter a mesma linha independentemente da realidade. São os adeptos daquilo que Stephen Colbert chama truthiness: é uma verdade intuitiva, nossa, orgânica, que facilmente se liberta da pérfida tirania dos "factos". Enfim, uma espécie de religião.

Ora vamos lá ver o que César das Neves aparentemente disse sobre a crise financeira num encontro da Associação Cristã (!) de Empresários e Gestores de Empresas (ACEGE):

As crises “não podem ser uma coisa rara e estranha, até porque a ganância a estupidez são frequentes”. A crise é, na verdade, “normal e banal como os furacões”. Claro que a ganância e a estupidez são atributos da humanidade pecadora. Talvez se esta admitisse as suas fraquezas, visse a Luz, seguisse o Verbo e se dedicasse a fazer o Bem, as crises acabassem? Não! Esclarece (sort of) César das Neves: "A explicação canónica [que dizer da escolha desta palavra?!] para a crise é a ganância e a estupidez, mas não era preciso ganância a estupidez para a crise acontecer”.

Ficamos esclarecidos: a humanidade, escumalha gananciosa e estúpida, está impotente perante o fenómeno orgânico, natural, da crise. É uma espécie de milagre. Inevitável, imparável, inexplicável.
Perceberam?
Agora Alan Greenspan, que teve as rédeas deste milagre nas mãos. Pode-se dizer que foi o Papa do sistema financeiro num período importante de desregulação. Página 34 do Público de hoje:

" "Cometi um erro ao confiar que o livre mercado pode regular-se a si próprio sem a supervisão da administração", afirmou o homem que esteve 18 anos ao comando da Fed. "Há 40 anos ou mais que tinha uma evidência muito clara de que o mercado livre funcionava muito bem", reconheceu Greenspan. Admitiu, depois, o grave erro em que incorreu quando se opôs à regulação do mercado de derivados. "Presumi, erradamente, que o interesse próprio das organizações, nomeadamente dos bancos, era suficiente para que eles protegessem os seus accionistas."
[Greenspan] reconheceu que deveria ter avançado com a regulação dos mercados onde se transaccionavam os chamados produtos tóxicos que estão na origem da actual crise - a mistura explosiva de hipotecas com títulos de dívida que eram depois vendidos a outros investidores. "

Em César das Neves encontram-se três tipos de fanatismo: o Catolicismo pré-Vaticano II obscurantista, homofóbico, cheio de ódio pela perfídia da humanidade pecadora e conspurcada pela carne; o liberalismo naturalista tipo Manchester dos 1830s; e, finalmente, o resultado do cruzamento dos dois - uma fé numa ordem natural das coisas, imutável, sã, imune em relação às variações do tempo e do espaço.
Nesta ordem das coisas, os destinos individuais, as pessoas, não contam nada.
Explica César das Neves, também no Público (desta feita online) "que a actual crise financeira internacional deveria afectar Portugal “com mais violência”, para estimular a economia.“Era importante ter uma coisinha um bocadinho mais violenta em Portugal para ver se a economia acorda, embora os custos sejam grandes”, salienta o economista. Para César das Neves, o problema da economia portuguesa dos últimos sete anos é [sic] a crise anterior nunca é muito forte, “pelo que não crescemos, não caímos, não demos em nada".

É preciso que a natureza continue com o seu trabalho purificador, lançando a crise sobre a cabeça dos portugueses, fustigando este país de pecadores.
Nos EUA e na Europa e em todo o mundo vai-se tentando combater esta crise que César das Neves quer conjurar, qual mensageiro de um deus irado.
E nos EUA, Greenspan discorda e acredita que podia ter alterado o rumo dos acontecimentos. Porquê? Acho que César das Neves diria que não se pode confiar em Greenspan até porque gente da laia dele confundiu a vinda do Messias com um mero desacato entre facções religiosas, com romanos à mistura...

Sem comentários: