terça-feira, junho 03, 2008

Pushing the boundaries

Lá chegaremos... Espero que a JS volte a acordar para as suas responsabilidades depois das eleições de '09. Senão ainda vai ser o BE a liderar esta campanha em 2010, talvez aproveitando um PS com maioria relativa na AR...

3 comentários:

Pedro Fontela disse...

Oppenheimer,

Não conheço as suas simpatias politicas mas assumo que seja do PS... pelo que vejo da JS ela faz uma papel estratégico dentro do partido que é completamente linear e pouco "republicano"... no fundo joga com as reformas necessárias mas potencialmente impopulares ao ser a cara do PS aos sectores progressistas enquanto o grosso do partido se fica pela "ética" do centrão, vulgo eleitoralismo.

Anónimo disse...

1. Concordo com o post.
2. o BE já foi buscar muitas bandeiras à JS.
3. Existem republicanos na JS.

Oppenheimer disse...

Confesso que me é relativamente indiferente a estratégia a adoptar, desde que ela culmine na legislação certa. Mas confesso que preferia ver o PS a ficar com os louros desta causa do que o BE. Ainda acredito na capacidade do PS em conciliar uma abordagem distintamente de esquerda com os imperativos de pragmatismo impostos pelo poder. Para além disso, temo que na hora H as causas legítimas defendidas pelo BE - se deixadas nas mãos do BE - tenham dificuldades em sacudir o rótulo de "causas utópicas". O direito ao casamento entre pessoas do mesmo sexo não pode pode ser mais uma exigência numa lista onde também constam o NÃO ao Tratado de Lisboa, o anti-capitalismo e o anti-americanismo por vezes primários, ou a total rejeição das principais reformas modernizadoras dos serviços públicos.