quarta-feira, julho 25, 2007

Uma passo para a igualdade no subcontinente

A maior democracia do mundo tem desde hoje uma mulher como Chefe de Estado. Pratibha Patil, de 72 anos, tomou hoje posse perante o parlamento indiano.


Num país em que, apesar dos esforços das autoridades públicas, a discriminação em relação às mulheres é ainda significativa, este gesto simbólico é uma importante bandeira na luta pela igualdade. Apesar das funções serem predominantemente protocolares e de não dispor de legitimidade democrática directa, a magistratura de prestígio do chefe de Estado é considerável, funcionando a presidência como factor de unidade nacional. Aliás, não é a primeira vez que a escolha do titular da presidência sinaliza um gesto político. Num país de uma grande riqueza cultural e religiosa, três dos primeiros cinco presidentes indianos (bem como o imediato antecessor da nova chefe de Estado), eram muçulmanos, um dos seus outros antecessores recentes, Kocheril Narayanan, foi o primeiro dalit ou intocável (de acordo com o sistema de castas indiano) a alcançar a presidência da República, tendo Zail Singh, nos anos oitenta, sido o primeiro sikh a exercer o cargo.

3 comentários:

Anónimo disse...

Gostei de saber esta notícia. É muito bom ver esta igualdade de oportunidades para todos também já ganhar força nesse País.
BB

Anónimo disse...

Surpresa teria sido apresentar-se sem símbolos religiosos.

Anónimo disse...

Quem le este post quase pensaria estarmos perante 1 facto inedito na Uniao Indiana. Mas ja ha umas decadas atras tiveram Indira Gandhi e, infelizmente, volvidos estes anos todos, a situaçao das mulheres mantem-se inalterada na quase totalidade do país...
stone