quinta-feira, maio 31, 2007

Fracturantes são vocês, liberal sou eu...

Este 'liberal' e este não gostam de lições de liberalismo. Eu só me pergunto isto: os nossos 'liberais' seguem os debates entre liberais fora de Portugal? Observam atentamente o progresso, sim, o progresso, ético, social e legislativo a que se tem assistido em países com tradições liberais infinitamente mais enraizadas do que em Portugal, como o Reino Unido? Ou acham que lá porque usam à exaustão a etiqueta vazia do "totalitarismo do politicamente correcto" para insultar aqueles que não partilham da sua fobia do Estado e da legislação, se podem agora arvorar em campeões do 'individuo'... É que os liberais que leio (no Economist, por exemplo) e oiço (no Parlameno Europeu) já nem tratam temas como o casamento entre pessoas do mesmo sexo, por exemplo, como "fracturantes". Entre liberais esse debate acabou.

It's all about perspective. Eu acho que a descriminação na legislação é que é fracturante. Enfim... Sabem quem é que inventou o 'politicamente correcto'? Foram os americanos, esse perigosos totalitaristas. Liberais...

Aditamento: Esqueci-me de dizer uma coisa. A minha 'identidade política' no Facebook é 'very liberal'. Se este cidadão, ou mesmo este, se inscrevessem no Facebook (deviam, que aquilo é giro, mesmo melhor do que ter amigos verdadeiros), eu gostava de ver em que categoria se inseriam. Tinha que se inventar uma nova, tipo: "thinks-the-State-sucks-and-believes-it-should-get-out-of-people's-lives-except-when-people's-
-lives-include-decisions-on-their-reproductive-system-and-on-who-they-should-get-married-to"

3 comentários:

Anónimo disse...

David, tu, pelos vistos, achas que ser contra o proteccionismo francês é ser anti-liberal ou precisar de lições de liberalsmo (ou outra coisa qualquer, não sei porque no meio dos adjectivos não se conseguiu perceber o que pensas). Mas nitidamente evemos ouvir liberais diferentes.
O resto, se não te importas eu associo-me aos posts e às opiniões que quiser e não às que me tentas associar. Eu sei que facilita a vida ver as coisas a preto e branco (nós/eles, bons/maus) mas depois corre-se o risco de fazer associações disparatadas.

Oppenheimer disse...

Sabes bem quando é que estou a falar de ti e quando é que não estou. Só acho que não estás a ser completamente honesto quando anseias por mais liberalismo da parte do Sarko. É que reduzir 'mais liberalismo' a uma agenda anti-proteccionsita é redutor e não reflecte 'doutrina' liberal nenhuma.

Igor Caldeira disse...

"Eu só me pergunto isto: os nossos 'liberais' seguem os debates entre liberais fora de Portugal?"

Não - é uma espécie de jack-languismo ideológico a "excepção liberal" portuguesa.