sábado, abril 28, 2007

O que tu queres sei eu

Há uma manifestação da extrema direita em Santa Comba Dão. Outra está prevista para o 1.º de Maio. Dêem aos rapazinhos o que eles querem.

7 comentários:

Teresinha Sanches de Baêna disse...

O video é meio parvinho mas...
A unica coisa que queria dizer é que o que houve em Santa Comba Dão não foi uma manifestação de extrema direita só porque sim (ao contrário da manifestação no chiado no 25 de abril em que socialistas/comunistas andaram a vandalizar lojas e as fachadas das Igrejas). Tem uma causa muito justa.
Ninguém pode negar que o Dr. Antonio de Oliveira Salazar teve uma enorme importancia no nosso País. quer se goste quer não. E como tal os habitantes da sua terra decidiram homenagea-lo. Fazem bem! Quem não quer não vai lá. Agora, não deixarem abrir o museu parece-me uma espécie de "censura". Não?

João Gato disse...

Não é verdade que foram socialsitas/comunistas a vandalizar montras e fachadas de igrejas (ai Jesus, as fachadas das igrejas!). Também não é verdade que a manifestação em Santa Comba Dão foi uma iniciativa espontânea dos filhos da terra.

Quanto à importância de Salazar para o país, suspeito que o país passava bem sem ele. Mas nós, portugueses, temos uma ancestral deficiência em tomarmos conta de nós próprios, e depois da rebaldaria da primeira república sentimos falta de um paizinho. À falta de um Sidónio, Salazar estava ao jeito. Os seus únicos méritos aparentes foram pôr as contas em dia e deixar-nos fora da guerra. Méritos sobrevalorizados, a meu ver (especialmente o da guerra - vá lá, poupou-nos a humilhação mundial perpétua de termos alinhado com Hitler) e cujas fragilidades me dispensam de mencionar sequer todo o restante legado da sinistra figura.

E importa distinguir entre um museu, com conteúdo histórico e documental preciso, e uma mera obra propagandística.

Por isso, não.

Teresinha Sanches de Baêna disse...

Certo... foram os de extrema direita que vandalizaram as Igrejas enquanto festejavam o 25 de Abril? Ah... se calhar!
Até podia ter sido uma mesquita ou a sede de uma seita, é uma total falta de respeito. Tal como as lojas.
Salazar ergueu um País que estava na banca rota. Lutou pelo seu País como ninguem. Defendeu os valores de uma Sociedade com principios, fundou imensas escolas. Livrou-nos da guerra que, quem minimiza é voce.
Teve defeitos, ninguem nega. Mas a verdade é que hoje o País está uma bandalheira, e que seriam necessários 4 Salazares para conseguir voltar a ergue-lo. Precisamos de pessoas que antes de se chamarem "cidadao do mundo" se identifiquem como portugueses, tenham orgulho no País e lutem por ele!
Salazar foi um grande Homem, errou tambem, afinal é humano. Mas nao se pode negar os beneficios enormes que trouxe ao nosso País.

Sim... deve-se fazer um Museu a uma das pessoas mais importantes da nossa historia (moderna).

João Gato disse...

Também não foi a extrema-direita adepta de Salazar que vandalizou os edifícios. Esses são muito respeitadores da propriedade e preferem vandalizar a integridade física dos que se lhes opõem.

Teresinha Sanches de Baêna disse...

Pois... quando não há argumentos disparata-se. uuhh cuidado com os da direita, eles sao muita maus! Potejam-se! Já agora gostava só de lhe relembrar que a esquerda respeitadora que voce defende não existe. lebra-se do que se passou na U.R.S.S., o que fez durante a guerra civil de Espanha, o que a esquerda fez na Checoslováquia, na Polónia, que fez e faz na China, que fez e faz em Cuba e que fez e faz na Coreia do Norte (para só referir casos que me lembro de memória).
Ah desculpe, nao queria falar nisso... CUIDADO COM A DIREITA, SÃO OS MAUS! =b

João Gato disse...

Eh lá, tanta argumentação, tanto palavrão, fico zonzo! Ó Teresinha, amadurece e acorda para a vida, rapariga! Eu compreendo o quão limitado seja o teu conhecimento da esquerda mundial. Afinal o que é que te poderão ter dito do Chile de Salvador Allende, para além de que esse bom homem do Pinochet fez ao mundo o favor de o livrar desse perigoso chibo vermelho eleito democraticamente?
E cuidado com as generalizações, ou ainda vais dizer que o Salazar é um amor de pessoa(ah pois, se calhar já disseste).
O que vale é que eu guardei um bocadinho de paciência e amor ao próximo do tempo em que fui catequista. Beijinhos e continua a visitar a Boina. Isto sem ti já não era a mesma coisa.

Teresinha Sanches de Baêna disse...

já faz parte do meu dia a dia visitar o blog, vivo na esperança de conseguir acordar alguém para a vida.
Mas claramente esta "discussão" nao leva a lado nenhum. Pior cego é o que não quer ver certo? Yep
Por mim garanto que estou bem acordada e sei bem do que falo não fosse eu amante de historia.