quarta-feira, dezembro 21, 2005

Parceiros comunitários



No dia em que Sir Elton John pode oficializar a sua relação com o seu parceiro de muitos anos, David Furnish, chegam notícias pouco felizes da Letónia: a presidente daquele país à beira-Báltico plantado assinou hoje a emenda à Constituição que proíbe os casamentos entre pessoas do mesmo sexo (notícia da agência russa RIA-Novosti, notícia sobre a aprovação parlamentar aqui).
Num momento em que muitos Estados membros da União Europeia avançam no sentido do casamento ou de uniões civis para pessoas do mesmo sexo, as notícias que chegam de Riga marcam um profundo retrocesso no seio do espaço comunitário, deixando um cheiro desagradável a teo-conservadorismo de matriz norte-americana. Estamos, de facto, perante um dado grave: trata-se de uma medida expressa e directamente homofóbica, visando consagrar a nível constitucional uma desigualdade de tratamento entre cidadãos em função da sua orientação sexual.
Uma (primeira?) espinha cravada na garganta da igualdade de direitos na Europa.

1 comentário:

Carim disse...

Enquanto isso o Vaticano continua também a instigar o preconceito e o ódio contra homossexuais. O senhor Ratzinger e os seus comparças culpam o que chamam de "cultura gay" pelos escandalos de pedofilia na ICAR recusando-se a acabar com o celibato obrigatório, o verdadeiro culpado dos casos de pedofilia no seio da Igreja. A ICAR ainda tem muito que aprender sobre tolerancia, respeito à diferença e igualdade entre todos os seres humanos.