sexta-feira, maio 06, 2005

Swiftly and with style

Com permissão do Monsieur Alphonse de "Allô, Allô" para usar o slogan da sua agência funerária, foi assim que decorreu a General Election na Velha Albion. Apenas 3 semanas após a dissolução do parlamento para o efeito, as eleições estão arrumadas e os ingleses podem seguir com as suas vidas - aliás, uma eleição não é coisa que atrapalhe: apenas mais uma tarefa quotidiana a cumprir. Por cá ainda se deixa o governo cessante uns meses a vegetar em estado de gestão, ou a afundar o que ainda não está afundado.

Tony Blair aproveitou a singularidade do sistema que lhe permite escolher o momento em que o eleitorado está no ponto para pedir a dissolução à rainha e a marcação das eleições. Ganhou, embora com a margem mais reduzida com que um primeiro-ministro alguma vez ganhou umas eleições na Grã-Betanha. O que interessa é que ganhou, e interessa sobretudo para garantir uma margem de projecção ao seu ministro Gordon Brown - assim, Blair pode sair a meio e permitir que o Labour recupere do desgaste que a sua imagem causa.
Mas é curioso ver como a Grã-Bretanha quebra unanimismo bipartidário da maioria das democracias ocidentais com a solidificação do Partido Liberal-Democrata, pelo menos em número de votos.

A vitória de Blair demonstra que não adianta haver uma guerra mentirosa se o povo tem pão para comer e o principal partido da oposição tem um banana como lider. Como diz o outro, «It's the economy, stupid!».

Sem comentários: