terça-feira, março 08, 2005

Um pouco de Futebol - Lord Mourinho of Stamford Brigde

O Chelsea ganhou ao Barcelona e Mourinho tem assunto para não se calar por mais algum tempo.
No café onde vi o jogo foi uma festa, com toda a gente que nos últimos anos não podia com a arrogância de Mourinho a celebrar, porque agora que já não é do Porto, é de todos os portugueses.
Os portugueses festejam por causa daquela coisa muito portuguesa que é ficar contente quando os nossos fazem boa figura lá fora.
Assim, para os portugueses Mourinho é o gajo que não tem medo de se atirar com tudo para cima dos adversários e mostrar aos ingleses que o que é português é bom. Os ingleses, esses malandros que tanto mal nos têm feito ao longo da história com a sua arrogância e fleuma que só nos fazem sentir inferiores. Tomem lá para aprenderem, o melhor treinador da terra do futebol é tuga!
Mourinho não conquistou os portugueses pelo mérito que indiscutivelmente tem, mas por que é o modelo do português esperto, que pode dizer o que quer porque ninguém o cala (e sabe-se como Mourinho fica quando as coisas não lhe correm bem, como se viu quando perdeu a taça para o Benfica)
Em Mourinho os portugueses vêm o lider que gostariam de ter, o pai que nos motiva, dá carinho e manda bocas aos outros niúdos que se metem connosco, tal como faz com os seus jogadores.
Pelo que não admira que, qualquer dia, em vez de «isto só lá vai com um Salazar» se ouça «isto só lá vai com um Mourinho».
Isso é preocupante.

2 comentários:

Oppenheimer disse...

Pois é, Gato. Toda a razão. Parece-me ser uma questão de mediocridade. Os 'role models' errados. Paternalismo e mediocridade.

Joao Galamba disse...

É engraçado que as pessoas exultem com o facto de Mourinho ser o melhor treinador do mundo (é o que dizem)e se esqueçam que no reino unido há quem pense que a arrogância e a indelicadeza desse senhor são características portuguesas. Sim o mourinho é o maior e é português, mas ele também é tudo o resto e a malta por vezes esquece-se.