segunda-feira, março 07, 2005

Post a partir da Cova da Beira

Escrevo este post a partir da Universidade da Beira Interior, na cidade da Covilhã, uma cidade que se soube reinventar após o declínio da indústria têxtil local: a aposta na Universidade é uma aposta ganha.

Ao nível das instalações, a UBI encontra-se entre as instituições de ensino superior mais bem equipadas - estação de rádio e estúdio de televisão para os cursos de Comunicação Social, grau de informatização notável, antigas fábricas convertidas em anfiteatros e salas de aula com respeito pela traça urbana tradicional. A Faculdade de Ciências Médicas, por seu turno, representa o mais recente progresso da Universidade e vai certamente aumentar o número de alunos que optam pela Covilhã como primeira escolha.
A própria cidade ganhou novo rosto graças ao Programa Pólis: requalificação urbana, despoluição de cursos de água e aposta na proximidade à Serra da Estrela para atrair turismo.
Determinante para todos os desenvolvimentos apontados é a Auto Estrada da Beira Interior, a A23, que ao reduzir as distâncias permite à cidade colocar-se mais próximo do litoral e da fronteira espanhola (criando um potencial e muito interessante eixo universitário com Lisboa, Coimbra e Salamanca).

Sem comentários: