sexta-feira, março 04, 2005

Diários de Referências

Confeso que hoje li o 24 Horas.
Há, contudo, uma boa razão: ao colocar um anúncio no jornal é-nos oferecida uma cópia do DN e outra do 24 Horas (é certo que podia não o ter lido, utilizando-o para embrulhar peixe ou para recortar letras e enviar ameaças anónimas, mas se assim tivesse feito não tinha agora tema para este post...).

Escreve o Director do referido jornal, Pedro Tadeu, o seguinte editorial:

"Vai uma nervoseira nos jornais da concorrência em relação aos nomes do Governo de José Sócrates. E a possibilidade de António Vitorino não ficar no executivo fez palpitar os corações de muitos jornalistas. Também se especula sobre a possibilidade de Manuela Ferreira Leite ir disputar a liderança do PSD a Marques Mendes e Menezes. É tudo, sem dúvida, muito importante para o País mas, desculpem lá o mau jeito, o que impressiona mesmo a opinião pública são os nomes das nossas novas Belas & Perigosas. Isto é que é uma equipa!"
Para quem não é leitor assíduo do 24 Horas, "Belas e Perigosas" é uma secção (que ocupa as páginas 2 e 3 do jornal), em que várias jovens modelos noticiam os pontos altos da vida social portuguesa - jornalismo crítico e acutilante, portanto.
Na óptica do director, a contratação da novos talentos para a referida coluna e a sua apresentação em estilo quasi-Maxmen é seguramente mais relevante que o futuro Governo ou a campanha interna no PSD, notícias claramente menores. Há que dar graças por uma imprensa livre e vigilante. Se assim não fosse, o público seria entediado com notícias sobre o futuro titular das Finanças em vez de ser colocado a par da Campanha "Somos pelos Cães" e da saúde da Juanita, a amiga canina de Cinha Jardim.
Levanto ainda a hipótese académica de se tratar de um sublime exercício de ironia cósmica por parte de Pedro Tadeu. Por favor convençam-me...

1 comentário:

Anónimo disse...

otriora