segunda-feira, fevereiro 14, 2005

Liberdade para Lúcia de Jesus

A Irmã Lúcia faleceu e a campanha ressentiu-se. Em sinal de respeito pelas convicções mais íntimas dos portugueses, CDU e Bloco de Esquerda assinalaram a ocorrência, lamentando o falecimento, o que só lhes fica bem - ou seja, a "esquerda radical" usou de ponderado bom senso, para espanto de muitos (até meu, confesso) e marcou pontos.
O PS substituiu um comício por um jantar-debate. Está bem.
Mais longe foi a direita, que, talvez para honrar patrocínios, decidiu suspender a campanha.
Atendendo às devidas proporções, não é desajustado decretar luto nacional: pode-se pensar que sai beliscado o princípio de separação entre a Igreja e o Estado, mas a figura em questão é, para o bem ou para o mal, um caso sério para muitos portugueses. Não se pode comparar esta situação com a recorrente questão do estatuto privilegiado da Igreja Católica no seio da República Portuguesa, em que os defensores desse estatuto invocam a representatividade como justificação de favorecimento. A representatividade deve gerar reconhecimento, mas não pode nunca gerar favorecimento. E este é um desses casos.
Dado o peso social da Irmã Lúcia, o seu falecimento pede uma reacção proporcional. Mas é um acontecimento natural, não uma tragédia. Por isso, porque é que se vai suspender a campanha?
Talvez porque assim se aproveita para fazer boa figura perante um segmento de mercado onde a direita dá algumas cartas, embora não tenha o exclusivo. E também porque Santana pode dar uma folga às cordas vocais, porque a berraria será sempre a sua melhor arma.
A direita apostou no discurso do monopólio dos valores, e com isso conseguiu pôr Louçã fora do sério. À direita interessa misturar a convicção religiosa com a convicção política. À direita interessa acenar com o fantasma do pecado para todo o católico que ouse transgredir.
A direita poderia manter as suas acções de campanha, mantendo a discrição e a sobriedade, evitando o excesso.
Porque não o fez? Santana respondeu a isto: «no dia de hoje, não tenho espírito para festejar.»
Para Santana, a política é uma festa. E pouco mais.

Sem comentários: