sábado, janeiro 17, 2009

O jornal diário português de referência VII

O Público não sabe que os territórios de Gaza e da Cisjordânia não são adjacentes. E o Público não sabe fazer contas.
Na edição de ontem, na página 2, ficámos a saber que a UNWRA (United Nations Relief and Works Agency)"é responsável por cerca de 4 milhões de palestinianos na Faixa [de Gaza]."
Vamos por partes. Gaza tem uma população de 1,5 milhões de pessoas. A Cisjordânia, de 2,4 milhões, sem contar com os colonos judeus (que estão lá a mais...). O que perfaz um total de quase 4 milhões de palestinianos a viver nos Territórios Ocupados.
Portanto, será que o pessoal do Público queria dizer que a UNWRA é responsável "por cerca de 4 milhões de palestinianos nos Territórios Ocupados"?
Não. O mandato da UNWRA: "The current mandate runs till 30 June, 2011, wherein the UN General Assembly has expressed its awareness of the "continuing needs of Palestine refugees throughout the occupied Palestinian territory and in other fields of operation" and noted that the "functioning of the Agency remains essential in all fields of operation". UNRWA looks forward to the time when the question of the refugees it serves is resolved and its operations are no longer necessary."
Numa palavra: refugiados.
De acordo com os dados de 2007 da UNWRA, há 722,000 refugiados palestinianos na Cisjordânia e cerca de 1 milhão em Gaza, o que perfaz 1,722,000 refugiados palestinianos nos Territórios Ocupados.
Resumindo, o número de refugiados ao cuidado da UNWRA na Faixa de Gaza inventado pelo Público parece ser completamente aleatório. Como sempre, este jornal compensa em creatividade o que lhe falta em seriedade.
Repito. NYC. Ha'aretz. Por favor vão lá.

Sem comentários: