terça-feira, dezembro 23, 2008

Saúde por um Fio... Condutor

Li recentemente o "Reformas da Saúde - O Fio Condutor" do nosso último Ministro da Saúde, António Correia de Campos.

Este livro apresenta uma visão necessariamente pessoal e apologética, mas também clara, directa e documentada sobre o que foi feito e o que ainda há a fazer na Saúde em Portugal.

É um livro que explica cabalmente, livre dos filtros da comunicação social, a necessidade e urgência das reformas iniciadas (muitas delas concluídas).
Na minha opinião, António Correia de Campos demonstrou ao longo dos seus mandatos ser um dos melhores Ministros da Saúde que Portugal teve, pela compreensão profunda e conhecimento sustentado deste sector, pela abertura a novas ideias e modelos de gestão, pela escolha das equipas de apoio e pela sua capacidade de acção e concretização.
Não tenho qualquer declaração de interesses a fazer e partilho convosco a minha opinião enquanto Cidadão que viu na acção deste Ministro acções concretas que promoveram a sustentabilidade e universalidade do nosso Serviço Nacional de Saúde.
Ver na acção global e no "fio condutor" da estratégia de Correia de Campos um ataque ao SNS é, na minha opinião, um exercício de uma visão parcelar de realidades regionais apoiado na insustentável ligeireza de alguma comunicação social muito fracamente documentada e preparada.

Sem comentários: