sexta-feira, maio 16, 2008

Três em um

Ao atacar implicitamente Obama no seu discurso no Knesset, Bush é capaz de ter feito o maior favor dos últimos tempos ao candidato democrata. Em primeiro lugar, privilegia-o enquanto interlocutor - o próprio Presidente a atacar o candidato, promovendo-o a candidato democrata semi-oficial e afastando a figura de Hillary como alvo republicano privilegiado, o que só beneficia Obama na recta final da corrida do seu partido. Em segundo lugar, pelo teor desastrado da intervenção, permite a Obama dar uma resposta sólida e determinada, repudiando o contéudo da declaração, e demonstrando a inadequação da oportunidade escolhida por Bush para o atacar. Finalmente, ofusca McCain e subordina-o à linha desta presidência, permitindo a Obama capitalizar na linha que tem vindo a desenvolver de McCain como o "terceiro mandato de Bush".
Já agora, recomendo uma visita a este video, que Daniel Oliveira postou no Arrastão (lembra o Luís Delgado, mas para muitíssimo pior...)

2 comentários:

Anónimo disse...

Duas verdades absolutas:

1 - Não há nada pior que o Luís Delgado.

2 - Obama não vai ganhar porque é negro.

Logo, Hilary é a única hipótese do Partido Democrata.
Na minha opinião, de qualquer forma, a América vai continuar a ser uma pseudo-democracia, desigual, racista, ultra religiosa e belicista.

Pedro Delgado Alves disse...

Quem nos dera por vezes ter mais alguns cheirinhos dessa pseudo-democracia praticada nos Estados Unidos e um bocadinho menos dogmatismos e ideias pré-formadas que não correspondem à realidade