segunda-feira, maio 12, 2008

Bowing gracefully

Tenho estado silencioso quanto às minhas preferências no campo democrata. Por perguiça ou por ser cobardolas, uma vez que ambas as soluções me agradariam e assim escuso de me empenhar num candidato que depois poderá ficar pelo caminho, tenho ficado à espera para ver o rumo que as primárias tomariam, tentando funcionar como o fiel da balança numa Bóina onde hillaristas e obamistas ocasionalmente trocam galhardetes.

Contudo, a minha calmaria blasée acabou, o vencedor está aí e só os irredutíveis dos irredutíveis de Clinton é que se recusam a ver o que já é evidente para os restantes: Barak Obama vai ser o candidato presidencial do Partido Democrata. A vantagem que era só em número de Estados e de delegados há uns meses, passou a sê-lo também em número absoluto de votos e em número de superdelegados. Quem consultar o simulador de delegados do NY Times verificará que, enquanto Obama apenas precisa de 13% dos superdelegados em falta caso mantenha o nível de votação médio que tem tido, Hillary só chegaria à nomeação conquistando mais de 87% dos restantes ou subindo drasticamente o número de delegados eleitos.
Depois de uma campanha, de um nível de debate e de uma mobilização históricos, seriam igualmente sem precedentes deitar tudo a perder por não saber sair a tempo. Três semanas não farão diferença, podem pensar os mais acérrimos apoiantes de Hillary. A questão não é essa, é a de saber por que raio é que se tem de perder três semanas nisto...

Sem comentários: