terça-feira, julho 31, 2007

A Colina da Primavera




Respira-se liberdade em Tel Aviv. Casais gay. Mulheres seguras de si, livres e belas. No meio do Médio Oriente. A cidade parece não dormir, multiplicam-se restaurantes e esplanadas. No meio da Avenida Rothschild - artéria conhecida pelos muitos edifícios Bauhaus - montaram uns bares onde a juventude académica/yuppie conversa até às tantas. Parece que todos têm cães. Asseadinhos, mas ainda assim cães.
A Universidade de Tel Aviv é um complexo enorme tipo Gulbenkian, com edifícios de pedra cinzentos separados por zonas verdes, relvados e palmeiras. Uma das ruas que contorna o quarteirão universitário chama-se Rehov Klausner (Rua Klausner), certamente em honra do tio de Amos Oz, um dos mais eminentes estudiosos da literatura hebraica e da história do judaísmo.
As ruas e avenidas não só se chamam Rabin, Begin, Ben Gurion, Namir, Arlozoroff, Ben Yehuda, Spinoza, Mendelssohn ou Einstein. Também as há Jaurès, Zola, Lincoln, Allenby, Balfour...
A oferta cultural é espantosa, em hebraico, inglês (falado universalmente), francês, ladino, yiddish...
Tá mal: fizeram um trabalho extraordinário em estragar a marginal com edifícios de 132423 andares, hotéis saídos de um filme de ficção científica, mas enfim.
Apeteceu-me escrever um post sobre Israel que não tratasse de política e de conflito. Tel Aviv é pura luz e não há conflito, ameaça ou ódio que a ofusque. Aconselho uma visita a toda a gente.









3 comentários:

Anónimo disse...

É por essas qualidades que eu admiro Israel!Não é o paraíso, claro, tem tb coisas negativas, mas sabe harmoniosamente conjugar modernidade com passado e tem inclusive leis bem mais avançadas do que Portugal. É um país inteligente e simpático, não tem culpa dos arabes mais fundamentalistas quererem à viva força expulsá-los daquela terra...arabes que odeiam o progresso, a modernidade e só vivem bem destruindo, matando, desrespeitando o próximo...Um grande viva a Israel e às inúmeras pessoas admiráveis e talentosas que produz...e agora vou ouvir Dana Internacional!
BB

Oppenheimer disse...

Caro BB

Felizmente, Israel tem uma minoria árabe que deu uma contribuição importante para a construção do país moderno, democrático e livre que o BB descreve.

Samir Machel disse...

Sendo considerados cidadãos de terceira...