quarta-feira, maio 02, 2007

Panos e nódoas

Sou leitor habitual do 31 da Armada. Blog do outro "lado do espelho", em regra discordo do contéudo da linha editorial e ideológica, mas quase, quase sempre aprecio o estilo, o espírito e o humor. Contudo, é já a segunda vez que leio algo que me deixa desiludido. Sim, desiludido. Porque apesar de produto claro da direita, vejo no 31 da Armada um interlocutor democrático, que se revê nas regras da liberdade e do Estado de Direito e que enriquece sempre a discussão.
Da primeira vez, foi o David que o assinalou aqui na Bóina. Agora é um post que, ironizando com o estilo do Almanaque Republicano afirma que o 28 de Maio "é dia feriado na Arménia, no Azerbeijão em Santa Comba Dão e em algumas casas de respeito". Casas de respeito. Na linha do respeitinho ser muito bonito. Ou provavelmente de hoje ninguém se dar ao respeito.
Desvalorizar o 25 de Abril é desvalorizar a conquista da liberdade. Saudar o 28 de Maio, ainda que com a piadola, é valorizar o início da ditadura. Talvez devam espreitar para Itália, onde o 25 de Abril local é comemorado pela direita democrática, ou olhar para Paris, onde o nosso 25 de Abril é comemorado na sede da campanha de Sarkozy.
Acho ainda interessante que ninguém tenha assinado o post, que surge da pena do anónimo colectivo, 31. Enfim, às vezes mais vale ser o colectivo a atravessar-se por aquilo que vai na alma de cada um...

Sem comentários: