Um grupo de Monárquicos do Fórum Democracia Real (um claro oximoro) pretende impedir, com esta petição, que Aquilino Ribeiro seja transladado para o Panteão Nacional.
Para além de se tratar de um dos escritores mais profícuos do princípio do século XX, Aquilino ajudou a fazer tombar um regime Monarquico que se provou incapaz de trazer o progresso e reduzir a desigualdade social, que se sentia com especial intensidade até ao 5 de Outubro de 1910, e que perdurou com a ajuda das divisões entre Republicanos, da Igreja e de Fátima, de Salazar e do Estado Novo até ao 25 de Abril de 1974.
Ainda assim, e a propósito de Aquilino Ribeiro, disse Salazar: "É um inimigo do Regime. Dir-lhe-á mal de mim; mas não importa: é um grande escritor.". Isto apenas para dar uma referência de um totalitarista com que a maioria dos potenciais subscritores desta petição simpatizará.
É óbvio que, pessoalmente, nunca desconsideraria um regicida para honras de Panteão Nacional, mas a verdade é que nem os próprios autores desta petição ousaram relacionar directamente Aquilino com o regicídio, nem conseguem claramente provar a sua participação em actos de “terrorismo”.
Esta petição pretende apenas lançar uma dúvida mal fundamentada, no registo actual de culpados até prova em contrário, num processo merecido de “panteonização" de uma incontornável personalidade da literatura Portuguesa.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário