segunda-feira, abril 23, 2007

Primeiras impressões


Num breve relance, algumas ideias sobre a primeira volta:

1 - As sondagens não se afastaram do resultado real: Sarkozy confirma a vantagem e a dinâmica da campanha, Ségolène garante acesso à segunda volta com folga, Bayrou alcança o pódio. Única surpresa, a redução do score eleitoral de Le Pen. Contudo, a descida deste último pode ter-se ficado a dever, segundo alguns, à descida da abstenção, que se ficou pelos 15%. Suspeito que também se deve a alguma migração de votos para Sarko...

2 - Segundo vários analistas, o traço é o da subida da direita em comparação com escrutínios presidenciais anteriores. Contabilizando-se os votos Le Pen e de Villiers, a direita consegue 65%, ficando-se pelos 52% descontados os extremistas. Contudo, não sei se será acertado somar todo o eleitorado de Bayrou como direita, uma vez que parte da chave do seu sucesso terá estado na cartada do centrismo, "daquele que é mesmo do centro e tudo". Mesmo com incertezas quanto ao local de contabilização do voto Bayrou, a proeza de Sarkozy é a de ultrapassar a marca dos 30% na primeira volta, aproximando-se de um score de Giscard em 1974 e ficando à frente de todos os resultados de Chirac (dose adicional de satisfação para os lados da campanha de Sarko, seguramente...)

3 - A tragédia do PCF. Outrora um dos maiores partidos comunistas da Europa Ocidental, com resultados na casa dos 30%, a candidata do PCF não terá sequer conseguido ultrapassar a fasquia dos 2%. A extrema-esquerda recua dos 10% de 2002 para os 8% e, em conjunto, continua a mostrar mais vitalidade que a esquerda plural institucional, parceira dos governos Jospin.

Sem comentários: