
Os dados das presidenciais francesas em Portugal deram como resultados 37,2% dos votos para Ségolène, 35,6% para Sarkozy, 16,8% para Bayrou e 2,95% para Le Pen. Sim,
2,95 %, cerca de
75 pessoas. Eu sei que fica muito abaixo dos 10% obtidos em França. Mas ainda assim são 2,95% dos
imigrantes franceses residentes em Portugal que votaram. 75 imigrantes escolheram Le Pen. Serão coerentes ao ponto de fazerem as malas?
2 comentários:
Mais interessante ainda era fazer o exercício de saber quantos emigrantes portugueses em França votaram no Le Pen... cheira-me que também foram alguns...
(Já agora, um desafio aos "contribuidores" do blog: o que acharam do facto de Sarkozy ter celebrado ontem o nosso 25 de Abril de 1974?)
Não sei os resultados destas eleições quanto à imigração portuguesa, mas em 2002 lembro-me de ter visto um artigo sobre isso, e de facto muitos imigrantes portugueses votavam Le Pen.
Há um esquema hierárquico da imigração em que os que conseguem fazer-se passar por franceses estão acima dos que não conseguem e, como de costume, quem vem no fundo da escala são os pretos. Portanto um português acha-se no direito de ser racista, mesmo quando é discriminado e alvo de comportamentos xenófobos.
Enviar um comentário