quarta-feira, março 28, 2007

Antes da Reuters e da CNN


Os resultados da Faculdade de Letras apontam para apenas 81 votos válidos para a lista apoiada/composta por militantes dos jovens do PNR (cerca de 9%) contra 818 da lista vencedora (quase 91%). Acrescentando brancos e nulos estamos perante um universo eleitoral de cerca de 950 pessoas. Balanço da coisa: derrota mais do que expressiva, sendo landslide e banhada termos adequados para descrever o cenário.
Apesar dos quase 10% estarem bem acima de qualquer tipo de expressão eleitoral do PNR e do seu projecto ideológico, há ainda que ter em conta que:
1) A Faculdade de Letras, enquanto universo eleitoral, não tem a mesma representatividade da realidade do país;
2) Os níveis de participação não são comparáveis aos de actos eleitorais públicos de expressão nacional ou local;
3) Tratava-se da única lista concorrente para além dos vencedores, o que pode levar a que o voto de protesto nela se concentre.
Ainda assim, a tentativa de investida deixa tema para reflexão sobre a crescente vontade de afirmação da extrema-direita pura e dura, xenófoba e nacionalista. Uma realidade a considerar nas proporções adequadas, mas seguramente a não ignorar. Caso decidam seguir o plano e tentar Direito de seguida, cá vos esperamos....
PS: Obrigado à Natasha pelos updates eleitorais!

2 comentários:

Anónimo disse...

Fazer das associações estudantis, o mesmo que outros querem ou costumam fazer às associações sindicais (controlar os quadros, e daí fazer a denominada "oposição de rua", sempre mais evisível e eficaz do que a oposição limitada ao parco grupo parlamentar)é de todo lamentável. Aplaudo esta banhada dada ao grupete da extrema-direita. Pena que no outro plano não haja banhadas, uma vez que a democracia de todo não chegou lá. Quando se lê que o PC quer mudar o líder da maior associação sindical do País, dá que pensar...

Anónimo disse...

"cá vos esperamos.... "

ui, que medo !