sexta-feira, dezembro 16, 2005

Hasta la vista, baby!


Em Graz, cidade natal de Arnold Schwarzenegger, está em curso uma acesa discussão em torno da manutenção do seu nome no respectivo estádio municipal, face à posição do Governador da Califórnia em apoiar a pena de morte no seu Estado e em se recusar a oferecer clemência aos condenados que aguardam execução. O líder dos Verdes locais argumenta que um "político que emite mantém uma condenação à morte não pode servir como exemplo, perdendo qualquer direito a uma homenagem."
O debate levanta uma questão decisiva quanto à importância e o significado de homenagens desta natureza. Ao escolher dar o nome de uma individualidade a uma rua ou uma infra-estrutura pública opta-se por apontá-la como exemplo, como modelo a seguir em determinado campo de acção.
Em Espanha a questão colocou-se recentemente em torno das estátuas de Franco, por cá surgem ocasionais vozes saudosistas da Ponte Salazar (porque foi ele que a fez, defende-se com argúcia!), ainda subsistindo ocasionais ruas com nomes de destacados dirigentes do Estado Novo.
A Aristides de Sousa Mendes, um homem que sacrificou a sua carreira e o bem-estar da sua família para salvar 30.000 vidas, deixando um exemplo de coragem, tolerância e respeito pela dignidade humana, a Câmara de Lisboa reservou uma pequena rua encravada em Telheiras e a República Portuguesa ainda não consegui assegurar financiamento para a criação de uma casa-museu na sua terra natal de Cabanas de Viriato.

3 comentários:

Anónimo disse...

Esta pretensão da população de Graz faz recordar a birra do PP quando Freitas do Amaral se tornou ministro no governo P.S. Há que separar as águas. Arnold recebeu tal homenagem por se ter tornado num ímpar exemplo de sucesso fora de terras austríacas. Disso ninguém o pode negar!! Agora, o facto de enquanto político tomar decisões que não agradam aos seus compatriotas (e neste caso, uma decisão que vai de acordo com 2/3 da população californiana, ora bem, é imperativo da democracia respeitar a casa dos outros e não querer-se imiscuir nesses assuntos. Portanto, mal estarão os austríacos se decidirem retirar o nome de Arnold do estádio..

Anónimo disse...

Para mim já era estranho, atribuir-se a um estádio de futebol o nome desse "brilhante" actor que é (ou foi, não sei, a Califórnia é uma Twilight Zone, só idolatrada por Cavaco Silva, vide últimas declarações do Professor sobre este estado Norte-Americano) Arnold Schwarzenegger, afinal de contas nunca percebi como se podem orgulhar os seus conterrâneos de ter um dos seus a "matar", mesmo que seja em filme, indescrimindadamente para salvar a filha de um qualquer presidente americano raptada.

Micas10 disse...

ver http://amigosdesousamendes.blgospot.com