sábado, outubro 29, 2005

Como é que se diz "cuidadinho pessoal" em persa?



Israel vai celebrar 58 anos de existência no próximo dia 14 de Maio. Mas ainda há quem não lhe reconheça o direito de existir.

Aqueles que ficaram espantados com as afirmações recentes do Presidente Ahmadinejad do Irão são os mesmos que não percebem porque é que Israel continua armado até aos dentes, porque é que Israel insiste em manter um arsenal nuclear considerável. Os israelitas não gastam 10% do PIB em defesa porque gostam (mais do que qualquer outro país do mundo); não mandam os seus filhos e filhas para a tropa anos a fio por prazer e não violam resoluções das Nações Unidas porque é giro.

Fazem tudo isto porque têm medo. Muito medo. E porque aprenderam que para todos os efeitos, em último recurso, só podem contar com eles próprios. Exemplo: Iraque, 1981, prestes a adquirir uma bomba nuclear; 16 F-16 israelitas destruiram a central de Osirak; a comunidade internacional suspirou de alívio mas criticou ferozmente Israel pela acção indubitalvelmente ilegal. Por outras palavras, não devemos subestimar a vontade de Israel de sobreviver e de viver em paz: esta vontade pode levar a retiradas de territórios ocupados - como o Sul do Líbano, o Sinai, Gaza - e a acordos de paz com inimigos figadais como o Egipto e a Jordânia. Mas a mesma vontade pode levar a acções unilaterais, ilegais, e por vezes desproporcionadas.

No que toca ao Irão, não me interessa qual a solução para a questão nuclear. Desde que Israel não tenha que intervir não quero saber se a solução implica pôr os iranianos todos a cantar 'I'm singing in the rain' em Persa.

Acima de tudo importa manter Israel fora disto, senão o Médio Oriente explode-nos na cara.

13 comentários:

Anónimo disse...

Israel pode tudo! Sempre se fizeram de vítimas, perseguidos e coitados. E olha que essa história é velha, tem mais de 2000 anos.
Israel pode tudo! Pode ter um arsenal nuclear e outros não. E não me venha com essa balela que é para se proteger, porque não é isso. É expansão territorial, é terrorismo com aval de uma grande potência. Chamam os muçulmamos de terroristas, fanáticos. Para mim é resistência. Um movimento de quem em um mundo globalizado afirma que quer preservar suas concepções acerca do mundo. Israel pode tudo! Pode tratar os palestinos como escravos e o mundo inteiro finge que não vê.

Anónimo disse...

eu acho que é muita cara de pau do sr vander bras dizer estas tolices , acho que é por falta de conhecimento historico, vamos colocar assim sr vander , digamos que alguem quer te cortar a cabeça o que voce faz ? luta pra sobreviver ou vira vitima ? acho que nenhuma das partes estão certas nem os palestinos nem os israelenses, cada um puxa a sardinha para seu lado , a melhor saida seria a eles viverem em paz , mais sabemos que existem interesses por tras para que isso nao aconteça, sempre existe um empecilho tanto interno quanto externo , interesses americanos e arabes , mais espero em Deus que isso um dia mude , nao sou judeu nem arabe, porem nao pude me calar em ver o sr vander destilar tanto veneno e tanto odio sem causa ...obrigado..vamos semear a paz não a guerra

Anónimo disse...

sr. vander com todo respeito, até concordo que todos tenham o direito de opinar sobre algum assunto, mas de prefência quando se tem conhecimento de causa, para não se falar besteira. ISRAEL foi espulso de sua terra pelos romanos a 2000 anos e niguem foi socorre-los, ficou esse tempo todo sem patria e perseguidos, veja por exemplo o nazismo, e desde de que a ONU conncedeu um pedaço da terra que já lhes pertencia mesmo digo uma parte daquilo que ja pretenciam a eles, desde então estes países não param de persegui-los, veja que não é ISRAEL que tem homens bombas.

Anónimo disse...

não sei se alguem concordará comigo mas sei que istael sofreu muito por causa de sua ignorancia para com O DEUS DE SEUS PAIS, e depois de muitos anos Deus concedeu a eles a terra prometida, mas assim mesmo ele continuaram rebeldes e infelizmente vivem em guerra, posso afirmar que tudo isso é para se cumprir as escrituras sagradas. no fim de tudo haverá uma grande guerra e DEUS PELEJARÁ POR ISRAEL pois eles são o povo escolhido a nação eleita de Deus.

Anónimo disse...

Que faça de acordo como está nas Sagradas Escrituras. O mundo todo se voltará contra Israel e Deus será o único protetor. O mundo jaz sobre o maligno. Os individuos que opinam contra o Estado de Israel são do mal. As nações apodrecidas pelo demônio sonham em riscar Israel do mapa.
Eis a Terra Escolhida pois o mundo todo a odeia e Deus a ama.

Anónimo disse...

Pra mim são um bando de FDP que naão tem oque fazer !!!sem serviço...q por um pedecinho de "terra e religião" "miseria" se matam em guerras !!!

Anónimo disse...

vocês ja viram os videos o Hamas armado no meio do povo gritando encentivando o povo a morte isso que crime isso tem que ter um fim porque a onu não se preocupa em encontrar um fim para isso e não ficar co de conversa muitos inocente morrendo por causa desses que dizem que quer a paz do povo palestino o povo palestino tinha que entregar o chefes do Hamas

Anónimo disse...

Sei que Israel mata muitos inocentes, que mata muita gente. Mas a terra onde ISRAEL esta é de Israel mesmo e que os próprios palestinos os provocam.A Palestina nunca acreditará em Deus por cusa da bíblia que conta que Deus lutou e lutará por Israel e que lutará contra ela mesma(a Palestina). Sempre Israel vencerá as guerras até o final do mundo.

JC ZHHECKY disse...

De fato , que os anônimos estão comentando é real,o povo de Israel , vai além disso tudo,eles são o centro de toda verdades Bíblicas.Pois a Palavra de Deus se torna mais visível através de todo acontecimento Israelitico.Eles estão a sombra de dias melhores quando reconhecerem que Jesus Cristo é o seu Messias prometido/;ai então os povos terão que encarar não mais o povo Israelenses mais sim o Cristo todo PODEROSO!!!

Anónimo disse...

o certo é que Deus cumpre com sua
palavra quando diz; Bem aventurada a nação cujo Deus é o Senhor.
israel ainda é de Deus....


paulo tenorio.

Anónimo disse...

EU ACHO QUE CERTAS PESSOAS, DEVEM TER EM SUA CASA UMA BÍBLIA. E LER TODA A HISTÓRIA DE ISRAEL E SABERÃO QUE TODOS OS ACONTECEMENTOS ATUAIS,É SIMPLESMENTE O CUMPRIMENTO DAS PROFECIAS.ISRAEL VENCERÁ COM CERTEZA!!!!!!!!!!!!!!!O NOSSO DEUS TODO PODEROSO PELEJARÁ POR ELA!!!!!!!!!!!!!!! ELE PROMETEU E JAMAIS FALHARÁ!!!!!!!!!! NÓS CONFIAMOS NO DEUS QUE SERVIMOS!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra. Gn 12:3.
Essa passagem bíblica se refera a Deus falando com Abraão, ou seja, a ele e sua descêndencia. E que é a descêndencia de Abraão???
É obivil Isaque e Jacó, a qual este ultimo Deus mudou o nome para Israel.
O que quero dizer é que Israel é um povo escolhido por Deus, quér vós quereis ou não.
E que Deus vai abençoar a este povo, e toda a terra que Deus prometeu a eles, será deles isso é um fato.
Sendo assim, aceite esta condição e faça como Osvaldo Aranha, abençoe este povo, para que vc possa ser tbm abençoado.

Herzi Silva disse...

Hehehehe
Amei essa última. Acredito que aqui para o comentário.

Israel é um povo escolhido por Deus, quér vós quereis ou não.


parabéns...
Shalon