segunda-feira, fevereiro 23, 2009

A canonização e a República

Noticiam hoje os principais periódicos portugueses que o Papa Bento VI (anteriormente o Yoda na Guerra das estrelas) canonizou o Cidadão Português Nuno Alvares Pereira. Até aqui uma notícia pouco “contestável”, mesmo considerando que a base para a decisão final é, e passo a citar o DN de hoje: “uma sexagenária natural de Vila Franca de Xira, que sofreu lesões no olho esquerdo, por ter sido atingida com salpicos de óleo a ferver quando estava a fritar peixe”.


Igualmente humorísticos, mas já mais “contestáveis” foram os comentários do Cidadão Engº Duarte de Bragança sobre a suposta pressão dos malvados espanhóis no atraso da canonização uma vez que "A partir da restauração da independência de Portugal os espanhóis passaram a ver D. Nuno Álvares Pereira com maus olhos. E esta foi a grande razão pela qual o processo de canonização nunca foi para a frente”.

Tudo estaria dentro do normal folclore que se esperava decorrer de uma notícia destas, incluindo o júbilo do Cidadão Paulo Portas, quando vejo no DN uma fotografia do Presidente da República Portuguesa com uma citação em que este se congratulava por esta canonização.

É a minha opinião que, tratando-se de uma especie de distinção puramente religiosa e não de um qualquer prémio Nobel da estratégia militar, não é adequado que a República Portuguesa secular e laica, pelo seu presidente, se congratule ou sequer releve este tema.

Sem comentários: