sexta-feira, junho 30, 2006

Fazer a polis



Rui Rio é um autarca com o qual francamente simpatizo. Aprecio a determinação, um certo sentido republicano que dá ao exercício das funções de edil e que marca um corte com interesses instalados e procura assegurar a defesa do interesse público, na leitura por si legitimamente defendida.
Daí que me entristeça ocasionalmente com medidas um pouco despropositadas e mesmo chocantes na relação com as oposições e com outros intervenientes da vida social e política. Foi o que me sucedeu hoje: a Câmara do Porto aprovou na terça-feira uma proposta de protocolo que atribui um subsídio à Fundação Eugénio de Andrade na condição de esta instituição se abster de criticar a autarquia.
Para além de não ser bonito fazer depender o auxílio a qualquer actividade que revista interesse para a sociedade de contrapartida com contação política, a opção é ainda mais grave do ponto de vista do impacto na política de apoios financeiros - no limite só sobram subsídios para os subservientes, para os amigos ou para os muito dependentes.

A Câmara do Porto devia sim gabar-se de apoiar todos aqueles que enriquecem a cidade legitimamente com actividades culturais e cívicas da mais diversa índole, e deveria fazer gala de apoiar aqueles que são contrários a algumas das suas opções políticas, demonstrando neutralidade e imparcialidade.

Só com a pluralidade se constrói a cidade.

Cheira a censura para os lados da Av. dos Aliados e é pena...



PS: Não posso, porém, deixar de assinalar que a proposta foi aprovada com os votos favoráveis da maioria PSD/CDS-PP e de quatro vereadores do PS, tendo-se abstido um autarca socialista e votado contra apenas o solitário vereador da CDU, pelo que as críticas são extensíveis a todos os autores da triste medida.

As voltas que o mundo dá

Títulos das notícias online do Público sobre a demissão de Freitas do Amaral do MNE (Opinião dos vários partidos apresentada da esquerda para a direita):
PCP preocupado com possível mudança negativa na política externa
Francisco Louçã: Luís Amado será "uma voz de protecção" da política norte-americana
PS elogia desempenho de Freitas do Amaral no MNE
PSD acusa primeiro-ministro de ter acordado tarde para problema no MNE
CDS-PP: demissão de Freitas do Amaral "era politicamente esperada"

LOL...

quarta-feira, junho 28, 2006

Regionalismos...

O Presidente da Junta de Freguesia de Silgueiros, António Carlos Coelho, autarca que esteve na origem das polémicas declarações do respectivo presidente da edilidade, Fernando Ruas, sobre a recepção à pedrada dos vigilantes da natureza, veio em defesa deste último dizendo que "soube interpretar as afirmações de Fernando Ruas, lembrando que se trata de "uma expressão típica das beiras".
"Põe-te a pau senão arriscas-te a levar na tromba, ó animal" também é uma regionalismo muito caro a diversos lisboetas, mas não parece que daí se consiga retirar um sentido muito figurado....

«É corrê-los à pedrada!»


Mas apenas no sentido figurado, como o Ruas. E dentro do maior respeito e amizade

segunda-feira, junho 26, 2006

Academia e homilia



Em relação a um comentário ao meu post de ontem deixava apenas as seguintes breves notas:

1 – A Universidade demite-se objectivamente de assinalar o final das licenciaturas com um acto de entrega de diplomas, invocando precisamente a existência das cerimónias da benção. Aqueles que aparentemente acorrem em massa à iniciativa não o fazem por especial devoção, mas sim porque não tem como festejar a conclusão das suas licenciaturas. Falo com conhecimento de causa, pois observei o fenómeno enquanto aluno e continuo a verificar que assim é enquanto docente. Não questiono a fé que move muitos dos que acorrem à Alameda, questiono sim a instrumentalização pelas autoridades eclesiásticas, que aproveitam para insuflar artificialmente o número dos seus fiéis.

2 – Uma cerimónia neutra, de entrega de diplomas, de abertura de ano académico ou de celebração universitária não é uma liturgia concorrente da religiosa, representando sim interesses e valores distintos. Não há concorrência porque não estão no mesmo plano: a esfera religiosa tem o seu espaço próprio, no qual é livre de se desenvolver e manifestar, o mesmo sucedendo quanto ao mundo académico. O que critico é esta invasão do espaço universitário que o priva das suas próprias tradições e solenidades. Assim como não pretendem os conselhos científicos e os senados das universidades organizar provas de agregação nos templos católicos, igualmente clara deveria ser a separação das esferas no sentido contrário.

3 – Um cerimónia neutra é para todos, não deixando fora das escadarias da reitoria os ateus, os agnósticos, os judeus, os protestantes e todos os que não têm lugar nos ritos católicos. Uma cerimónia neutra não teria por objectivo propagar qualquer doutrina, ideologia ou superstição, apenas celebrar um passo fundamental na formação individual de cada um, o preenchimento de uma etapa de aquisição de conhecimento. É esse o denominador comum entre todos os finalistas.

4 – Quanto àqueles em nome de quem falo, limito-me a colocar-me no papel de quem já foi excluído de um acto académico tomado de assalto por uma fé religiosa particular. A legitimidade que invoco para o efeito é apenas a do grupo de que faço parte e que sente na pele a exclusão. E, independentemente dos números daqueles que elegantemente são descritos como hordas, sempre me pareceu que a discriminação de um é tão condenável como a discriminação de dois ou de cem, tendo em conta o carácter universal e intemporal de determinados valores.

5 – Finalmente, quanto à suposta piada fácil relativa ao pedir perdão pelos excessos, devo assinalar que, ao contrário do que podem pensar, não foi nada fácil ensaiar um esforço de contenção tão grande que evitasse o potencial humorístico da ideia de actos religiosos inseridos no final de festividades universitárias pautadas por rios de cerveja, autodeterminação sexual e música demoníaca.

domingo, junho 25, 2006

Vitória pírrica

Outra vitória assim no mundial e Portugal vê-se obrigado a convocar o massagista e o condutor do autocarro da selecção para jogar. Parece que a nata do futebol português, depois da histeria irresponsável nas meias-finais de 2000 (contra a França) e da estupidez criminosa contra a Coreia do Sul em 2002, nos conseguiu presentear com mais um festival degradante de cabeçadas, entradas a matar e pegas pueris.

Bem sei que eles são bons rapazes, que tiveram uma infância difícil, e que os holandeses também não primaram pela bondade, mas bolas, é sempre a mesma atitude de putos de 12 anos no recreio… Assim não dignificam a imagem da República Portuguesa.

Mas de resto, contra os bretões marchar, marchar…

sábado, junho 24, 2006

Nota pessoal - benção das fitas

Retomando o ponto das bençãos do post anterior, deixo uma breve nota pessoal sobre confusão entre esferas pública e religiosa em domínio análogo.

O único acto solene que marca o fim do curso dos estudantes universitários de Lisboa é a benção das fitas, realizada na Alameda da Universidade com o beneplácito das instâncias reitorais. Não querendo pôr em causa o direito que assiste aos estudantes católicos de querer marcar com uma cerimónia religiosa o fim da sua experiência universitária (pedindo perdão por excessos, quem sabe?), a ausência de um acto público, da iniciativa das Universidades Públicas da cidade, deixa um vazio para os estudantes que, como eu, não professam uma fé ou que, como outros, professam uma fé que não a católica, permitindo a uma confissão monopolizar o espaço académico, forçando a mão dos que pouco crentes ou desejosos de um rito de passagem, alinham na sua instrumentalização do evento.
Falando em nome daqueles que vão continuar a ficar de fora, chamo a atenção para o dever público de evitar a perpetuação da marginalização.

Por vezes as boas ideias vêm de onde menos se espera




Na polémica que aqueles que não compreendem o significado e alcance da laicidade alimentam, o líder parlamentar do CDS-PP, Nuno Melo, ao pensar que provocava os jacobinos da esquerda, teve hoje duas boas ideias:
1 - Acabar com as bençãos em cerimónias de inaugurações oficiais.
De facto, não se consegue compreender como é que é possível que subsistam actos de natureza estritamente religiosa enquadrados em cerimónias públicas. Se a crença de alguns retira conforto do facto de uma ponte, uma estrada ou um parque de diversões em Sobral de Monte Agraço ter sido benzido então, por quem sois, benzei a infra-estrutura pública. Não peçam é para fazê-lo no quadro de uma cerimónica do Estado. A infra-estrutura é para todos usarem, admitindo-se que todos a possam benzer. Agora o Estado é que não é chamado a participar.
2 - Acabar com os feriados religiosos
Na sequência de umas ideias que aqui já tive opinião de referir em sede de comentários, é algo que faz todo o sentido. O Estado pode reconhecer que o fenómeno religioso clama pela existência de dias santos, que os fiéis pretendem observar. Assim sendo, fixe-se um número anual de dias que podem ser requeridos potestativamente pelos trabalhadores ao empregador para este fim (ou para outro qualquer, caso seja agnóstico ou ateu), permitindo, ao contrário da lei actual, que todas as confissões gozem de igual tratamento.
Não dizia Jesus de Nazaré, a César o que é de César?
PS: Desculpem lá isto de nós defensores da laicidade insistirmos sempre em citar um máxima de Jesus Cristo com quase dois mil anos para demonstrar este argumento, mas ele é tão claro que não nos cansamos de o repetir.

A Boina vive!


Os cidadãos e cidadãs da Boina regressam. Depois do exemplo dado pelo post anterior, chegou a hora de acabar com o silêncio e voltar ao ataque. Apesar da negligência criminosa dos últimos meses, a chama da República deste blog não se apaga. A Boina de regresso, numa blogosfera perto de si.

terça-feira, junho 20, 2006

Picasso Tradición y Vanguardia

Sexta-feira passada estive em Madrid para observar a exposição "Picasso tradicion y vanguardia" promovida pelos museus reina Sofia e Prado que se juntaram para uma exposição inédita e irrepetível que pretende confrontar as obras de Picasso com as obras de Goya, Velásquez e outros clássicos que lhe serviram de inspiração.










Quero tentar replicar aqui, desta forma gráfica uma das sensações mais comoventes que me proporcionou a arte. Estar numa sala literalmente rodeado pelo Guernica e o Massacre da Coreia de Picasso, o 3 de Mayo de Goya e o Fuzilamento do Imperador Maximiliano de Manet.

Picasso foi um claro apoiante da causa Republicana durante a Guerra Civil espanhola e o Guernica é o seu testemunho do horror da repressão Franquista durante um dos períodos mais negros da história de Espanha. O confronto deste quadro com o 3 de Mayo de Goya, politicamente simétrico e, resulta numa censura à guerra e aos seus horrores, liberta de qualquer conotação política ou religiosa.